Campeonato Chileno tem a 1ª mulher no quarteto de arbitragem na história

Campeonato Chileno tem a 1ª mulher no quarteto de arbitragem na história

29 de janeiro de 2020 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Reprodução / En Cancha)

 

O fato aconteceu no jogo entre Unión Española e Desportes Iquique, no último domingo (26).

 

Um acontecimento no último domingo (26) entrou para a história do futebol chileno. Na partida entre Unión Española e Desportes Iquique, disputada último dia 26, Cindy Nahuelcoy, 31 anos, atuou como auxiliar e ficou marcada, já que foi a primeira mulher a integrar o quarteto de arbitragem em um jogo da Primeira Divisão Chilena em 86 anos (o campeonato foi criado em 1933).

Formada em Pedagogia em Educação Física, ela também a primeira mulher a participar da arbitragem na segunda divisão local. Atuando desde 2009 em ligas amadoras, Cindy chegou a FIFA em 2013, porém só em 2017 ela teve a chance de apitar futebol masculino.

O fato deixou até mesmo os atletas constrangidos. Na hora dos jogadores cumprimentar o quarteto de arbitragem, muitos não sabiam como proceder. Alguns preferiram o aperto de mão, enquanto outros optaram pelo beijo na bochecha. Tiveram até uns confusos, que pararam no meio do caminho, sem saber lidar com a situação.

“A recepção foi super positiva, tanto das comissões técnicas, quanto dos jogadores. Mas no estádio te criticam por ser bandeirinha e te criticam por ser mulher. Sempre há aqueles gritos machistas de ‘vai lavar louça’, coisas comuns de se ouvir no campo, mas que não deveriam existir”, disse a auxiliar em entrevista ao jornal local El Mercurio de Valparaíso.