Com o Brasil na liderança, conheça os times que mais venceram a Libertadores Feminina.

Com o Brasil na liderança, conheça os times que mais venceram a Libertadores Feminina.

8 de outubro de 2019 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Divulgação/Santos F.C)

 

Brasil é o maior ganhador da competição e tenta o seu oitavo título nesta temporada.

 

Durante este mês, o calendário do futebol feminino sul-americano ganhará mais uma competição: a Copa Libertadores. Criada em 2009, o torneio chega a sua 11ª edição nesta temporada. 

Feita para ser disputada em pouco tempo e em países-sede, assim como na Copa do Mundo, a Libertadores feminina teve times vencedores de vários lugares, mas o Brasil pode se orgulhar de ser o local com mais títulos da competição. 

No geral, sete clubes brasileiros conquistaram a competição. O primeiro time verde e amarelo a faturar o título foi o Santos, em 2009. Na época, as Sereias da Vila contavam com a ofensividade de ninguém mais, ninguém menos do que Cristiane e Marta e derrotaram o Universidad Católica por 9 a 0, na final disputada na Vila Belmiro, em Santos.

(Foto: Divulgação / Santos F.C)

 

No ano seguinte, o Peixe conquistou o bicampeonato com muita emoção já o gol do título santista saiu no último minuto da partida contra o Viña del Mar, no Chile.

(Foto: Divulgação / Conmebol)

Apesar dos dois títulos, o Santos não é o maior campeão brasileiro da Libertadores. Quem está no topo da lista é um time do interior de São Paulo: o São José. Em seu primeiro título o time de São Paulo contou com Formiga em seu elenco para ajudar a eliminar o Santos na semifinal e o Colo-colo na grande final. A competição aconteceu em 2011. 

Em 2012, o Foz Cataratas, do Paraná, chegou à final da Libertadores, mas não conseguiu ser mais um brasileiro campeão porque perdeu na decisão para o Colo-colo nos pênaltis por 4 a 2.

 

(Foto: Divulgação / Conmebol)

Nos dois anos seguintes (2013 e 2014) o São José se sagrou campeão por mais duas vezes. No ano de 2015 foi a vez da Ferroviária vencer a competição. na Colômbia, diante do Colo-colo por 3 a 1. 

Em 2017, o Brasil conquistou o seu último título na competição com o Audax que venceu o Cerro Porteño na semifinal (3×0) e, após empate em 0x0 com o Colo-Colo, conquistou o caneco nos pênaltis vencendo por 5×4.

No ano de 2018, o Brasil foi o país que recebeu a competição continental. A cidade de Manaus foi a escolhida para sediar o torneio onde os jogos foram disputados na Arena da Amazônia e o Estádio da Colina. 

O Huila, time colombiano, derrotou o Santos na grande final nas penalidades máximas após empate em 1 a 1 no tempo normal. 

 

Todas as equipes campeãs da Libertadores 

(Foto: Divulgação / Conmebol)

 

2009 – Santos;
2010 – Santos;
2011 – São José;
2012 – Colo-Colo;
2013 – São José;
2014 – São José;
2015 – Ferroviária;
2016 – Sportivo Limpeño;
2017 – Audax;
2018 – Huila.