Ferroviária e Santos: os invencíveis do Brasileirão A1 2020

Ferroviária e Santos: os invencíveis do Brasileirão A1 2020

10 de maio de 2020 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Divulgação / CBF)

 

Série com cinco reportagens do JCE falam sobre as primeiras rodadas do Brasileirão A1 2020.

 

Com 100%¨de aproveitamento, a Ferroviária, atual campeã do Campeonato Brasileiro, e o Santos, que ocupou a 5º posição na classificação final em 2019, são os dois times que estão na ponta da tabela no início desta temporada. Mesmo com a pausa na disputa, por conta do agravamento da covid-19, ambas equipes tiveram, até o momento, o melhor desempenho entre os 16 clubes do Brasileirão e reforçam o favoritismo para brigar pela taça neste ano. 

Vamos relembrar como foi a campanha de cada um até aqui e as expectativas para o retorno do campeonato.

 

1ª rodada

Ferroviária 4 x 0 Audax

Já diria o ditado: “Se a estreia foi com goleada, o resto do campeonato não vai ser diferente”. E as Guerreiras Grenás estão o seguindo a risca. Em sua primeira partida válida pelo Brasileirão A1, no dia 08 de fevereiro, a Ferroviária, em casa, marcou quatro gols (Chú, Samia, Rafaela e Luana) sob o Audax, iniciando com um placar sólido e característico de sua campanha até então. 

(Foto Tiago Pavini / Ferroviária)

 

Santos 4 x 0 Flamengo

E parece até que já estava escrito. Coincidência ou não, logo na sua primeira disputa do campeonato, o Santos também movimentou as redes quatro vezes, em goleada contra o Flamengo. Os gols foram marcados por Larissa (2x), que cumpriu a famosa lei da ex, Ketlen e Cristiane, contratação de peso das Sereias da Vila e que reestreou em alto estilo. 

 

2ª rodada

Minas Icesp 1 x 2 Ferroviária

Dessa vez fora de casa, a vitória foi um pouco mais acirrada. O time de Araraquara venceu o Minas Icesp por 2 a 1, com gols marcados por Sochor e Sâmia. Já as donas da casa marcaram com a meia gaúcha, Luiza Farinon. Ainda assim, o resultado manteve a ferrinha invicta na competição e brigando pelo topo da classificação. 

 

Iranduba 0 x 3 Santos

Para as Sereias da Vila foi a vez de conquistar a ponta da tabela. Com a vitória por 3 a 0, o time comandado pelo técnico Guilherme Giudice, disparou no saldo de gols. O placar foi definido por Jaqueline (contra), Ketlen e a craque Cristiane, em duelo contra o Iranduba, no norte do país. 

(Foto: João Normando)

 

3ª Rodada

Palmeiras 1 x 4 Ferroviária

Goleada é o que as guerreiras grenás sabem fazer com propriedade. No clássico paulista, diante do Palmeiras, no dia 16/02, a Ferroviária marcou com Samia, Patricia (2x) e Maglia, reafirmando o poderio ofensivo da equipe. Do lado das palestrinas, a meia Carla descontou. 

(Foto: Jonathan Dutra / Ferroviária)

 

Santos 2 x 0 Cruzeiro

Inicia o campeonato invencível e permanece invencível. Na partida realizada no dia 17 de fevereiro, o clube paulista venceu o Cruzeiro por 2 a 0, mostrou a força do elenco e que quer brigar pelo título da competição. Os tentos foram marcados por Jajá (contra) e Brena.

 

4ª rodada

Ferroviária 7 x 1 Ponte Preta 

No futebol, quando a goleada é grande, chamamos de um belo “chocolate”. E em sua última partida antes da suspensão do campeonato por conta da covid-19, a Ferroviária adoçou bastante a disputa contra a Ponte Preta, balançando a rede sete vezes. Os gols marcados por Rafaela(2x) Carolina, Andreia, Samia, Sochor e Cic (contra), levaram o time de Araraquara à liderança da tabela.`

 

Grêmio 0 x 2 Santos

Em casa ou no campo adversário, o Santos estampa seu objetivo: vencer. Juliana (contra) e Larissa, marcaram os gols da vitória das Sereias da Vila sob as Gurias Gremistas no Estádio do Vale em Novo Hamburgo. Com o resultado, o Santos se firmou na vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

(Foto 4: Fernando Alves / Grêmio FBPA)

 

5ª rodada

A 5ª rodada do Brasileirão foi disputada, mas ambos os times não realizaram suas partidas. Santos e Audax, Corinthians e Ferroviária, além de Inter e Flamengo, estavam com data marcada para segunda (16/03), exatamente quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou a suspensão de jogos e treinos para auxiliar no combate a covid-19. Ainda assim, Ferroviária e Santos continuam como líderes do campeonato, com 12 pontos cada. O time de Araraquara segue na frente com o saldo de 14 gols, enquanto o Santos balançou a rede 11 vezes na competição. 

 

Contratações, estrutura e expectativas

A preparação dos times foi crucial para o desempenho no campeonato. A Ferroviária, atual campeã, está desenvolvendo sua estrutura na modalidade, e se tornando referência no futebol feminino principalmente com relação a estrutura e contratações. Um dos destaques para o ano de 2020 foi a atacante Chu, que já atuou na Seleção Brasileira, e agora reforça as guerreiras grenás. Do lado santista, o elenco ganhou a referência de Cristiane, também atacante da Seleção, e que retorna ao clube quase dez anos depois. 

Com os reforços e o planejamento de infraestrutura, comissão técnica e profissionalização, os dois times prometem elevar a qualidade do campeonato, desafiando ainda mais os adversários e tornando a categoria cada vez mais reconhecida dentro do futebol.