Pia Sundhage é eleita a Mulher Sueca do Ano 2020

Pia Sundhage é eleita a Mulher Sueca do Ano 2020

27 de abril de 2020 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Thaís Magalhães / CBF)

 

No comando da Seleção Brasileira há 9 meses, Pia tem retrospecto de 66,6% de aproveitamento.

 

Colecionadora de conquistas ao longo de sua carreira, agora a técnica da Seleção Brasileira feminina, Pia Sundhage, tem mais uma para colocar em seu currículo: o de “Mulher Sueca do ano 2020”. A condecoração foi feita pela SWEA International, organização que concede o prêmio à mulheres suecas que, de maneira distinta, representam e destacam a Suécia no exterior. 

No comando da Seleção desde julho de 2019, a sueca soma seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, tendo, até o momento, um total de 66,6% de aproveitamento. O bom início da chamada “Era Pia”, que vem implementando um novo modelo de trabalho na modalidade no país, também permitiu que o Brasil voltasse a estar entre as dez melhores seleções no Ranking da FIFA, ocupando, atualmente, a 8ª colocação. 

Ao receber o prêmio, Pia ressaltou a evolução do futebol feminino: “Me sinto orgulhosa de ser nomeada Mulher Sueca do Ano pela SWEA. Porque isso significa que o futebol feminino está sendo notado. E vale a pena. Obrigada”, disse.
A presidente da SWEA International, Suzanne Langeland Southard, também falou sobre a conquista da treinadora: “Pia realmente tem a capacidade de inspirar um grupo, criar espírito de equipe e desenvolver uma equipe. Capacidades que também valorizamos e trabalhamos na SWEA.”

Confira a motivação do júri para escolher Pia como a Mulher Sueca do Ano 2020 – declaração está no site oficial da SWEA International. “Pia Sundhage é a maior estrela da Suécia no futebol feminino – uma pioneira! Através de sua longa carreira como jogador de futebol, treinador de futebol e seleção nacional da Suécia, EUA e Brasil, Pia colocou a Suécia no mapa do mundo. Como uma das primeiras profissionais internacionais de mulheres no futebol feminino, ela inspirou muitas mulheres e, como treinadora, destaca mulheres e a Suécia, continuando nossa base de valores onde atua no mundo. Pia é um excelente embaixador do que há de melhor na Suécia e ainda inspira muitos jovens jogadores de futebol ao redor do mundo.”