
Quem será campeão do Brasileirão A1?
18 de setembro de 2019(Foto: Bruno Teixeira / Agência Corinthians | Jonatan Dutra /Ferroviária SA)
A final será entre Corinthians e Ferroviária.
Estamos chegando ao fim do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A1. O campeonato, que teve início em março e mais de 250 jogos, será decidido nos próximos dois finais de semana. Corinthians e Ferroviária disputarão, em 180 minutos, quem ficará com o título de campeão brasileiro de 2019. A primeira partida será com mando das comandadas de Tatiele Silveira, no próximo domingo (22), já a finalíssima será na casa da equipe de Arthur Elias, no dia 29.
Para relembrar como foram as campanhas das duas equipes até está decisão, o Jogando Com Elas trouxe um resumo de como o Timão e a Locomotiva chegam para a final.
Campanha Corinthians:
As alvinegras sobraram no campeonato. Ao todo, a equipe disputou 19 partidas, e conseguiu a marca de 18 vitórias e apenas uma derrota, terminando com 94,7% de aproveitamento. No quesito “marcar gols”, o Timão somou 61 marcados, e apenas 7 sofridos.
Na fase de grupos, o Corinthians venceu 14 partidas e teve a sua única derrota, terminando na liderança da competição. Já no mata-mata, as alvinegras venceram os dois jogos das quartas de final e os dois das semifinais.
Quartas de final:
São José-SP 1 x 4 Corinthians
Corinthians 1 x 0 São José-SP
Semifinal:
Flamengo-RJ 1 x 2 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Flamengo-RJ
Comandando este ataque, destacamos a atacante Millene, artilheira da equipe e da competição com 19 gols, com a incrível média de 1 por jogo. A camisa 14 chegou a equipe no ano passado e, de lá pra cá, tem se destacando pelo seu alto número de aproveitamento.

(Foto: Divulgação / Art Sports)
Campanha Ferroviária:
A Locomotiva chega para a final com 49,1% de aproveitamento, conquistando sete vitórias, sete empates e cinco derrotas ao longo dos 19 jogos disputados. Na hora de bola na rede, o time de Araraquara marcou 25 vezes, e sofreu 13.
Na primeira fase, a Ferroviária se classificou na 7ª posição, com 23 pontos. A equipe conquistou seis vitórias, empatou cinco partidas e perdeu quatro. Já nas fases eliminatórias, a equipe avançou nos pênaltis, tanto nas quartas de finais, quanto nas semifinais.
Quartas de final:
Ferroviária-SP 1 x 2 Santos
Santos 1 x 2 Ferroviária
*Nos pênaltis, a Ferroviária venceu por 3 a 1.
Semifinal:
Ferroviária-SP 1 x 1 Kindermann
Kindermann 1 x 1 Ferroviária
*Nos pênaltis, a Ferroviária venceu por 4 a 2.
O destaque da Locomotiva não está dentro das quatro linhas, mas sim na casamata. Tatiele Silveira, treinadora da equipe paulista, iniciou o seu trabalho nesta temporada no time de Araraquara e já chegou na sua primeira decisão à frente da equipe. Com passagens pelos Estados Unidos e pelo Internacional, clube onde estava antes de se transferir para a Ferroviária, Tatiele traz experiência para o time paulista, já que está há anos no cenário do futebol.

(Foto: Divulgação / Ferroviária)
E aí, quem guardará o troféu na estante? A primeira partida da decisão será no próximo domingo (22), às 14h, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Já a segunda parte da final será no dia 29, também às 14h, no Parque São Jorge. Ambas as partidas terão transmissão do My Cujoo e da TV Bandeirantes.