Relembre os campeões estaduais de 2019.

Relembre os campeões estaduais de 2019.

29 de dezembro de 2019 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA)

O JCE traz, em sua retrospectiva, os clubes que venceram os seus respectivos campeonatos este ano.

 

Não há quem discorde que o ano de 2019 trouxe mudanças, afirmações, mas, também, muita qualidade para o futebol feminino brasileiro. O investimento das federações estaduais, criando e reestruturando competições, além da colaboração dos clubes e o talento de atletas e treinadores (as) trouxeram a expectativa de que a categoria cresça e se desenvolva cada vez mais e de uma forma ainda melhor. 

Quebra de tabus, futebol feminino por todo o país, golaços, premiações e títulos. Tudo isso em cinco campeonatos em que o JCE fez a cobertura, mas também em outros tantos que ampliaram a modalidade à nível nacional. E se este foi o ano em que a modalidade esteve mais visível que nunca, o JCE, em sua série de retrospectiva, traz como foram os queridinhos e charmosos campeonatos estaduais de 2019. Confira:

Campeonato Gaúcho 

Divulgação/S.C Internacional

E o primeiro campeonato a ser abordado será o Gaúcho. A competição que durou praticamente quatro meses, teve mudanças, equipes desistindo da disputa e a dupla Gre-Nal sendo protagonista. 

Com apenas seis equipes, o Gauchão iniciou com quatro clubes a menos que em 2018, e logo em suas primeiras rodadas ainda teve a desistência do Atlântico, que acusou a falta de condições mínimas para seguir na briga pelo título. Ainda sim, a competição seguiu levando bom público aos estádios. 

Estádios esses que foram lotados por torcidas fanáticas e que, mesmo com a determinação da Federação Gaúcha de Futebol, também compareceram ao Estádio 19 de Outubro, no dia 1º de dezembro, para acompanhar a grande decisão do campeonato – pela primeira vez na história, a final foi decidida em jogo único. 

Em 90 minutos de uma partida disputada e decidida nos detalhes, o Internacional bateu o então campeão Grêmio por 4 a 2, e voltou a conquistar o Campeonato Gaúcho. Este foi o sétimo título colorado – o primeiro desde que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) passou a organizá-la. Além da taça no armário, a equipe colorada também teve o melhor ataque e defesa da competição. 

Campeonato Mineiro 

Vinnicius Silva/Cruzeiro

O charmoso Campeonato Mineiro, que começou com problemas de custos envolvendo os clubes e a Federação Mineira, terminou em grande estilo. Com um total de 26 partidas, incluindo a primeira fase e o mata-mata (semifinal e final), bons jogos e goleadas não faltaram na competição, que iniciou no mês de setembro e terminou em dezembro, e teve a participação de sete equipes.

Em um torneio com grandes clubes, o Cruzeiro se sobressaiu. A mistura de ousadia das jovens atletas, juntamente com a bagagem adquirida das mais experientes, fez com que o clube da toca da raposa chegasse ao topo estadual com sobras. Bons números, atuações e trabalho pesado foram as chaves para a conquista inédita do plantel feminino cruzeirense. 

Ao todo, as Cabulosas colocaram a bola na rede 45 vezes, tendo a artilheira da competição, Micaelly, comandando a linha de frente. E se por um lado o ataque não decepcionou, a defesa menos ainda. Sob responsabilidade de Camila, a arqueira que foi decisiva na final contra o América-MG, as cabulosas sofreram apenas um gol. 

Campeonato Catarinense 

Divulgação/FCF

O Avaí/Kindermann manteve a sua hegemonia no Campeonato Catarinense de futebol feminino, em 2019. Com 100% de aproveitamento, a tradicional equipe de Santa Catarina venceu todas as seis partidas que disputou, ficou na frente no turno e returno da competição e conquistou o seu 12º título estadual. 

Mesmo antes de virar Avaí/Kindermann, o clube já dava mostras de supremacia no estado. A competição é disputada desde 2007 e, de lá para cá, somente duas equipes levantaram a taça do campeonato. Em 2007, na primeira edição, o Olympya venceu e depois só deu Kindermann.

A única vez que o clube não venceu a competição foi em 2016. Na época, houve o fatídico acidente aéreo envolvendo a Chapecoense e, por opção da Federação Catarinense, a final foi cancelada.

Neste ano, o campeonato teve duração de cerca de pouco mais de um mês e contou com outras três equipes na disputa: Napoli (segundo colocado), Criciúma (terceiro colocado) e Chapecoense (quarta colocada).

Campeonato Carioca 

Marcelo Cortes/Flamengo

O que não faltou no Campeonato Carioca de 2019 foram jogos. A competição, iniciada no dia 21 de setembro e que se encerrou praticamente três meses depois, contou com a presença de 29 equipes e precisou ser dividida em quatro fases – já contando as duas preliminares, ou seja, disputas dentro dos grupos, e os mata-mata (semifinal e final). 

Quem levou o título este ano foi o Flamengo, que com uma ótima campanha, conquistou o Campeonato Carioca feminino pela quinta vez. O Rubro-Negro venceu dez de onze partidas que disputou, marcando, ao todo, 135 gols – praticamente metade só em um jogo, quando aplicou a maior goleada da história do futebol, ao fazer 56 a 0 no Greminho.  

E depois de belíssimas atuações, o favoritismo foi confirmado diante do Fluminense. No primeiro confronto da final, fora de casa, vitória por 1 a 0. Já na  partida de volta, como mandante, fez 3 a 1, e taça mais do que merecida para as meninas da Gávea. 

Campeonato Paulista 

Divulgação/Corinthians

O principal e melhor estadual do Brasil, seja pelo investimento da Federação Paulista de Futebol, ou pelo apoio longevo dos clubes, o Campeonato Paulista foi destaque. Pela primeira vez, a competição contou com as quatro principais equipes do Estado na disputa pelo título, além de realizar campanha por melhorias na categoria e oferecer confrontos de alto nível ao público. 

E após 20 partidas, com 67 gols marcados e apenas sete sofridos, o Corinthians conquistou, de forma inédita, o título do Paulistão. A campanha alvinegra foi marcada por goleadas, 100% de aproveitamento nos duelos e a construção para a quebra do recorde de maior sequência de vitórias de um clube de futebol.

Na decisão, o clássico Majestosa. No primeiro jogo, no Morumbi, as corintianas venceram por 1 a 0. Já a volta, na Arena Itaquera, outra vitória. Desta vez, com sobras, o Corinthians aplicou 3 a 0 e encerrou a competição de forma avassaladora, assim como fez durante toda a sua campanha. Além de ficar com o título estadual, o Timão teve também a defesa menos vazada e o ataque mais produtivo. 

Demais campeões estaduais

Mas não foram somente estes cinco clubes que conquistaram os seus respectivos campeonatos. Houve, também, festas de outras tantas equipes ao redor do país. E para não deixar passar em branco nenhuma taça levantada, o JCE traz a lista dos demais campeões estaduais em 2019.

Foz Cataratas – Campeão Paranaense

Vitória das Tabocas – Campeão Pernambucano

Esmac – Campeão Paraense

Ceará – Campeão Cearense

Bahia – Campeão Baiano

Real Brasília – Campeão Brasiliense

Auto Esporte – Campeão Paraibano

3B da Amazônia – Campeão Amazonense

Goiás – Campeão Goiano

Vila Nova – Campeão Capixaba