Sem condições financeiras, Vitória-PE desiste do Brasileirão A2 e competição tem uma vaga em aberto

Sem condições financeiras, Vitória-PE desiste do Brasileirão A2 e competição tem uma vaga em aberto

31 de janeiro de 2020 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Lays Freitas / Vitória de Santo Antão)

 

A escolha da equipe substituta será definida seguindo o Ranking Nacional de Clubes Masculino de 2020, conforme o regulamento da competição.

 

O Vitória das Tabocas, tradicional equipe da Zona da Mata de Pernambuco, não participará do Campeonato Brasileiro Série A2 em 2020. Segundo o documento enviado no último dia 20 de janeiro (segunda-feira), o clube solicitou o afastamento da disputa da competição devido sua situação financeira atual. Nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou a saída do time. 

Após a confirmação da desistência, o vice-presidente do clube, Bruno Robson, falou sobre a decisão e afirmou que o principal motivo para o afastamento foi o acúmulo de dívidas. “Infelizmente,  a gestão antiga fez uma parceria com o Santa Cruz, mas deixou muita dívida para o clube. E não teria como conseguir fazer um outro time devendo o anterior. Então resolvemos pedir o afastamento para pagar todas as dívidas, reorganizar o clube, e fazer um planejamento para voltar forte novamente no cenário nacional.” 

Participante de todas as edições do Brasileirão desde 2013, o clube pernambucano garantiu o acesso para a elite nacional em 2017, quando em mudança determinada pela CBF, a Copa do Brasil deixou de existir e o Campeonato Brasileiro passou a ter duas divisões. Sem brigar pelo título ou por vaga na Libertadores em nenhum dos anos, em 2019, ao realizar sua pior campanha, o Vitória-PE ficou na 13° posição e acabou sendo rebaixado. 

De acordo com o diretor de competições da CBF, Romeu de Castro, o clube foi a única equipe entre as Séries A1 e A2 que renunciou da vaga no campeonato nacional até o momento. No entanto, ainda não foi escolhido um clube para substituir o Tricolor.  A orientação é de que isso seja feito seguindo o Regulamento Específico da Competição, de acordo com o artigo 2, e que aconteça até a próxima semana, para que a tabela seja divulgada pela entidade. 

“Eles (Vitória-PE) mandaram o ofício no prazo correto. O próximo do ranking é o Coritiba, mas parece que eles têm uma parceria com o Toledo-PR (que está no Grupo F). Em seguida o Atlético-GO. Se tiver algum tipo de parceria, vai sendo nessa relação. Está sendo determinado qual equipe será, acredito que até a próxima semana. Só tem o trâmite de convite e período para dizer se pode disputar, até porque queremos divulgar a tabela, explica Romeu.”