Última rodada de classificação do Brasileirão A1 definiu confrontos da próxima fase

Última rodada de classificação do Brasileirão A1 definiu confrontos da próxima fase

17 de outubro de 2020 0 Por Jogando Com Elas

(Foto: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA)

 

Grêmio ficou com a última vaga para as quartas de finais, na única coisa em disputa na 15ª rodada.

 

Com a liderança, rebaixamentos e sete vagas para a próxima fase definidas desde a 14ª rodada, a rodada derradeira da primeira fase do Brasileirão A1 tinha pouca coisa em jogo. A última vaga para as quartas de finais foi disputada por Grêmio e Flamengo, e por três gols a mais de saldo, melhor para as gaúchas. Houve ainda o duelo das lanternas, para ver quem seria o único clube a não vencer uma partida no campeonato. Pior para o Vitória, que mesmo em casa, acabou superado pela Ponte Preta.

Além do duelo das lanternas, também tivemos o duelo das líderes. O Corinthians recebeu o Santos e venceu, consolidando-se ainda mais como o melhor time da primeira parte do campeonato.

Os confrontos e as datas foram definidas para a continuação do Brasileirão A1. Seguem na disputa Corinthians, Santos, Internacional, Ferroviária, Palmeiras, Avaí/Kindermann, São Paulo e Grêmio. Flamengo, Cruzeiro, São José e Minas ICESP continuam na elite em 2021, enquanto Iranduba, Osasco Audax, Ponte Preta e Vitória foram rebaixados e jogarão o Brasileirão A2 no próximo ano.

 

Confira como foram todas as partidas da rodada:

Vitória 1 x 3 Ponte Preta

No confronto entre as duas piores equipes do campeonato, as únicas que haviam perdido todas suas partidas até então, a Ponte Preta levou a melhor sobre o Vitória, fora de casa, e deixou a lanterna para as adversárias. Parecia que ambos os times se despediriam da primeira divisão sem vencer, mas a emoção e os gols estavam guardados para o final. Aos 35 minutos do segundo tempo, Rebeca Cardoso abriu o placar para a Ponte; aos 39, Maynara ampliou; aos 41, Emelli descontou, no que foi apenas o segundo gol do Vitória em toda a competição; e nos acréscimos, Maynara fez seu segundo gol, o terceiro do clube de Campinas, selando o resultado e o capítulo final das baianas e paulistas no Brasileirão A1.

 

Osasco Audax 0 x 6 Cruzeiro

O Cruzeiro tinha uma mínima chance de conseguir a vaga para a próxima fase e, por isso, não foi a Osasco a passeio. Uma goleada de 6 a 0 sobre um dos rebaixados do Brasileirão A1. Miriã abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, Vanessa fez o segundo aos 10 da segunda etapa, e somente no final do jogo abriu a porteira. Micaelly, aos 36, Duda, aos 41, Micaelly, novamente, aos 45, e Vanessa outra vez, aos 48, fizeram as mineiras se despedirem com classe da temporada 2020, na 10ª colocação. Já para o Osasco Audax, rebaixado no décimo quarto lugar, a goleada fez o clube terminar como a segunda pior defesa da competição.

 

São José 1 x 0 Ferroviária

As Meninas da Águia não conseguiram se classificar à próxima fase, ocupando apenas a 11ª posição no campeonato, mas ao menos tiraram uma casquinha das atuais campeãs. Fernanda Tipa, homenageada antes do início da partida por completar 100 jogos com a camisa do São José, foi a autora do único gol da partida, aos 38 minutos da segunda etapa. A Ferroviária encerrou a primeira fase na quarta colocação, e agora encara o Palmeiras nas quartas de finais, para seguir na luta pela manutenção do título conquistado em 2019.

 

São Paulo 0 x 0 Grêmio

Em um dos duelos que definia a última vaga para a próxima fase, o Grêmio suportou a pressão do São Paulo e empatou sem gols, o suficiente para assegurar a 8ª posição e se manter na disputa pelo título. Duas das melhores defesas da competição se enfrentavam em São Paulo, e as donas da casa até chegaram mais perto de balançar as redes adversárias, mas encontraram na goleira Raíssa um obstáculo insuperável. As tricolores paulistas ficaram com a 7ª colocação, e encaram nas quartas de finais o Santos. Já as gaúchas desafiam o Corinthians.

 

Minas ICESP 1 x 4 Internacional

O Internacional tentou, chegou perto, mas faltou um gol para ficar com a vice-liderança da primeira fase do Brasileirão A1. Isso que as coloradas golearam o Minas ICESP fora de casa. Jheniffer abriu o placar e também fez o segundo gol, Byanca Brasil fez mais dois, e Robinha apenas diminuiu para as brasilienses donas da casa. O Inter, no terceiro lugar, se classificou para enfrentar o Avaí/Kindermann nas quartas de finais, enquanto o Minas, 12ª colocado, só volta a jogar pelo campeonato nacional em 2021.

 

Corinthians 1 x 0 Santos

No confronto das líderes, melhor para quem estava na frente. O Corinthians, que já tinha assegurado a primeira posição na tabela, recebeu e venceu o Santos por 1 a 0, gol de Yasmim. As paulistas da capital tiveram um gol anulado e um pênalti desperdiçado antes de abrirem o placar. Na próxima fase, encaram o Grêmio. Enquanto isso, o Santos, vice-líder da primeira fase, enfrentará mais um clássico, dessa vez contra o São Paulo, nas quartas de finais.

 

Iranduba 2 x 2 Palmeiras

O Iranduba queria se despedir da primeira divisão com honra, e abriu logo 2 a 0 em apenas 10 minutos de jogo contra o Palmeiras, com gols de Luana e Margareth. Porém, ainda no primeiro tempo Camilinha diminuiu e, na segunda etapa, Ary empatou a partida. O clube do Amazonas, rebaixado na 13ª colocação, disputará o Brasileirão A2 em 2021, enquanto as Palestrinas, com o empate, subiram para a quinta posição e encaram a Ferroviária na próxima fase.

 

Flamengo 2 x 1 Avaí/Kindermann

Não deu para o Flamengo. As cariocas bem que tentaram, fizeram sua parte e venceram o Avaí/Kindermann por 2 a 1, mas não foi o suficiente para a classificação. Por três gols de saldo a mais, o Grêmio ficou com a última vaga para a próxima fase. No Rio de Janeiro, Ana Carla abriu o placar para as rubro-negras, aos 8 minutos de jogo. Zóio empatou para as catarinenses, aos 32 minutos, e no segundo tempo, Flávia fez o gol da vitória para as donas da casa. O Flamengo encerrou a competição em nono lugar, e as meninas do Avaí/Kindermann ficaram com a 6ª colocação, o que as coloca como adversárias do Internacional nas quartas de finais.

 

Confira como ficou a tabela de classificação:

 

Próxima Fase

Jogos de ida:

Sábado (24/10)
Grêmio x Corinthians – 16h (Arena do Grêmio – Porto Alegre/RS);

 

Quarta-feira (28/10)

Avaí/Kindermann x Internacional – 17h (Ressacada – Florianópolis/SC);
Palmeiras x Ferroviária – 19h30 (Allianz Parque – São Paulo/SP);
São Paulo x Santos – 19h30 (Morumbi – São Paulo/SP).